Wednesday, June 20, 2007

Quando se anda a "parir" a criatividade alheia

Pior que escrever com os pés e/ou calcanhares, é mesmo fazer de conta que se escreve...
Infelizmente a fabulosa lei do desenrasca à moda do plágio - na esmagadora maioria dos casos sem procurar sequer sinónimos para disfarçar - ainda vigorar e parece estar na moda!
Ah, bem oui... como diriam os franceses, orgulhosos dos seus pensadores originais - em tudo! sobretudo na origem do dito pensar.
"Revoltodegradante" - é mesmo preciso arranjar uma palavra nova para esta realidade porque no nosso léxico não cabe tamanha imundice - no meu pelo menos não cabe!
Depois da "famosa" investigadora portuguesa a trabalhar nos States ter visto o dedo acusador ser virado contra ela, e ter passado quase incólume, já se estava mesmo a ver que a moda ia pegar! Pois, claro!!!

"Viste aquele texto....fabuloso", ouvi repetir, no outro dia, sem parar, uma jovem orgulhosa daquilo que tinha "parido", sem sequer imaginar que algum dia poderia ser descoberta como "a mais copiona" da zona!
É feio...muito feio! Pior...é triste...até porque nada justifica tal recurso: não há inspiração, não escreva, menina ou menino... esteja sossegada(o)...pode ser que quietinha(o) consiga arranjar inspiração PRÓPRIA!

2 comments:

Anonymous said...

somos um país de coitadinhos,mas em "mentes preguiçosas" somos os maiores! começam na escola como os alunos cabulas e depois...é tudo uma questão de principios, mas existe sempre a tentação de seguir pelo caminho mais fácil, nem que para isso tenham que passar por cima de "amigos"...Não desanimes, o tempo vem sempre a dar razao! e a mentira tem perna curta!

Anonymous said...

É verdade é tudo uma questão de principios infelizmente muita gente nem sabeo que isso é. E pior que isso ainda são as amizades de ocasião, pois aqueles que pela frente se fazem de muito amigos, porque a pessoa lhe pode fornecer esta ou aquela informação ou influencia, mas que assim que volta costas, há que dizer mal, apontar isto ou aquilo. Isso nao são amigos, nada são. Esses são os piores dos inimigos. POr isso a questão de copiar isto ou aquilo é relativa, porque não há ninguém que,em determinada altyura na vida, já não o fez.
Pois antes de criticar que tar fazer uma auto avaliação?