Thursday, June 7, 2007

Afinal quem é interesseiro?

Hoje, confesso, feriado, pouco gente na rua não estava à espera de encontrar motivo para escrever neste blog. Mas não.

Sossegada estava a tentar alimentar a minha parte física quando fui interrompida pelos comentários, proferidos por um grupo de amigos, sentados na mesa ao lado. Ouvir as conversas alheias é feio, eu sei. Mas confesso que lhe fui dedicando especial atenção. A conversa e pergunta quase em tom de afirmação foi: “As mulheres são muito interesseiras, não são?”

Pois muito bem. Não há mulheres nem homens interesseiros. Há pessoas interesseiras.

Há pessoas mal formadas. Há pessoas sem carácter.Confesso que fiquei a remoer o assunto e chego à conclusão que todas as pessoas que conheço que são interesseiras, são também igualmente desinteressantes
São parasitas que se alimentam das pessoas com interesse ou interesses.

Ou até, que se alimentam das pessoas que têm parentes ou amigos famosos ou interessantes. Porque por vezes, só isso lhes basta, já é suficiente, tal é a falta de interesse que possuem.Os interesseiros são movidos e atraídos pelo interesse dos outros como as traças pela luz ou as moscas pela m****. Sentem-se irremediavelmente hipnotizados pelo dinheiro, pelo carisma, pelo poder, pela beleza ou por tudo isto ao mesmo tempo.

São seguidores e nunca chegarão a líderes. São fascinados e não fascinantes.

São, no fundo, insectos incomodativos que sugam o sangue dos outros e que nunca irão parar. Não porque o sangue não seja bom, mas por uma insatisfação interior que não os larga.A isto chama-se vazio.

Sem conteúdo. Sem recheio. Sem sabor. Sem graça. Sem nada

Pelo menos é esta a minha opinião.

Férias? Com quem e porquê

O tempo aquece e começamos desde logo a olhar para o calendário a contar os dias que nos separam das tão merecidas férias.

Gosto de encarar as férias como um lifting à disposição, um peeling nas preocupações e um botox nas falhas.

Para este total tratamento dar frutos considero um erro crasso fazer-se férias com toda a família.
É que já passamos a maior parte do tempo livre com eles.

Férias são férias.

E são férias de tudo. Do trabalho, dos lugares, das confusões, dos problemas, e já agora, da origem de alguns problemas, ou seja, deles!

Um fim-de-semana prolongado, ainda vá! Mas férias? Nah...

Férias são para se passar com amigos divertidos, descontraídos, discretos e preferencialmente tão ou mais prevaricadores que nós, para não virem a ter acessos repentinos de moralismo. Seja qual for o destino escolhido, tentem arranjar sempre maneira de eles não irem. Vão ver que se divertem muito mais e terão doces recordações das férias ao invés de amargas lembranças que possam surgir.

E depois há sempre o regresso em que nos voltamos a reencontrar com os restantes membros da tribo familiar que sabe sempre bem, nem que seja por uns escassos minutos. E desta forma sempre teremos novidades para contar (outras há que permanecer no segredo dos deuses).

Não acham?

Wednesday, June 6, 2007

Cortar o cordão umbilical...

Mãe, pai e irmãos...são únicos!
É uma frase feita, adaptada neste caso, mas gera consenso...assim como gera consenso, quase universal, a problemática do lento desligar aos hábitos caseiros do tempo em que se vive no ambiente familiar de sempre que, por acréscimo, dá alguns privilégios: cama, mesa e roupa lavada....
Privilégios excelentíssimos que custa perder... que custa ter de assumir, sobretudo!
Já ouvi - e não devo ter sido a única - por diversas vezes, tiradas fabulosas que fazem estalar o verniz a qualquer um, independentemente do género sexual: " a minha não me fazia isso", "a minha mãe não me diria aquilo", "o meu pai é que tratava disso", "nunca fiz a minha mala...a minha mãe é que tratava dela"...etc e tal!
Em nome do bom ambiente, do slavamento de relações que ninguém percebe porque cairam do abismo, aqui vai...
Conselho número um: saber contar até 50 em 5 segundos, porque até dez não chega...
A sério: não há coisa pior que possam fazer ao vosso(a) mais que tudo que compará-la(o) à mãe ou ao pai, muito menos aos irmãos...Não há nada mais triste do que perceber que em casa dos pais estava melhor... e aqui surge o conselho número 2: a "vítima" deve pensar que se o "agressor e chantagista psicológico" era melhor tratado pela mãe ou pelo pai...ainda bem...é sinal de que de facto a "vítima" não tem qualquer vocação para ser babá dos filhos alheios! Mais que isso, não tem qualquer aptidão para ser mulher ou homem a dias ou simples dama ou "damo" de companhia...
E se amor com amor se paga, o mesmo serve em sentido contrário..."Por isso não sou tua mãe...no máximo poderei, um dia, ser mãe dos teus filhos..." - Uma resposta à altura, certo?!

Tuesday, June 5, 2007

Afinal em que ficamos???!!!

Uma mulher não é tão boa como uma concubina, uma concubina não é tão boa como uma amante e uma amante não é tão boa como um affair.”

“O homem não é infiel, apenas tem caprichos passageiros”…

Um destes dias uma amiga surpreendeu-me ao dizer que o marido a traía. O que é mau. Mas para piorar a traição acontecia com uma outra colega do grupo.
Fiquei abismada.
Primeiro porque não suspeitava que entre o círculo de amigos pudesse haver tal traição. Depois porque nunca me tinha apercebido que houvesse problemas no casamento de nove anos deles.
O certo é que ele conseguiu fazer a proeza de lhe dizer que não se tratava de uma traição. Imaginem… não era traição mas sim um capricho passageiro.

Será que se fosse o contrário era aceitável a desculpa de capricho passageiro? Não me parece.

Afinal o que querem os homens das mulheres, sim das oficiais.

Sendo ambíguo o conceito de «boa», tomá-lo-ei por mulher que ao macho apetece tirar da vertical e dela experimentar as delícias na horizontal.
Que é como quem diz, em qualquer posição.

Assim ele que aguente, porque se a prosápia masculina existe, quão longínqua está, as mais das vezes, do factual.

Evitemos beliscar-nos pelo insuficiente fascínio aos olhos dos nossos homens.

Eles estimam-nos como bastiões da retaguarda que os referencia, e, ao dizerem amar-nos enquanto inventam o desaguar das coxas da secretária, são leais.

As respectivas são amadas em doméstica quietude com ardor diminuído pelo hábito e legitimidade.

As outras prometem viagem de circum-navegação.
Oceanos de emoções. Marés altaneiras. Mar-chão e neblina incómoda se for cometido o erro da regularidade.

A andança em círculo, tão prezada por tantos, esquece o fundamental – o cansaço das legítimas. Família, casa, profissão, interlúdios com amigas, profissão, casa, família e companheiro desligado do caldo rotineiro dão fartança:

De homens em primeiro lugar.

De falta de amor-romântico.

De insuficiência de sexo vulcânico – o da camisa para cima e pijama para baixo conhecem bem demais.
Germina o afastamento do marido-vegetal.

E, sem que a idade iniba a decisão, o divórcio anuncia (re) começos.

Afinal, quantos de nós desejam ou aceitam vidas de pasmaceira, para não usar um outro vocábulo.

E depois há o apimentar da relação… há quem lhe chame - adultério

No entanto, do ponto de vista puramente psicológico, torna-se sem dúvida mais grave o adultério da mulher.

Quase sempre, a infidelidade no homem é fruto de capricho passageiro ou de um desejo momentâneo.

O seu deslize não afecta de modo algum o amor pela mulher.

O adultério da mulher, ao revés, vem demonstrar que se acham definitivamente rotos os laços afectivos que a prendiam ao marido e irremediavelmente comprometida a estabelecida estabilidade do lar.

Para o homem uma ligação passageira não tem significado sentimental ao passo que para mulher tem.

Além disso, os filhos do adultério que a mulher venha a ter ficarão necessariamente ao cargo do marido, o que agrava a IMORALIDADE, enquanto os dos maridos com a amante jamais estarão sob os cuidados da esposa.

Por outras palavras, o adultério da mulher transfere para o marido o encargo de alimentar prole alheia, ao passo que não terá essa consequência o adultério do marido.

Por isso, a sociedade encara de modo mais severo o adultério da primeira

CONCLUSÃO: O homem não é infiel, apenas tem "caprichos passageiros".
Será preciso dizer mais??!!!